Vigilante fica sem indenização por “perigo em abstrato” da atividade

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho não admitiu (não conheceu) o recurso de um vigilante em transporte de valores do Paraná que queria receber indenização da  Proteção e Transporte de Valores (Protege S.A) por danos morais em razão dos riscos da profissão.  A tese é conhecida como "perigo em abstrato".

Segundo o vigilante, a Protege não fornecia os equipamentos necessários à prestação do serviço e descumpria determinações legais de resguardar a integridade física dos empregados. Dessa forma, ele estaria suscetível ao risco de sofrer um assalto durante o transporte de valores, ocasionando-lhe danos morais e físicos.

 

Neste caso, segundo ele, estaria configurada a teoria do risco, já que a atividade de transporte de valores, por si só, já implicaria perigo e riscos à segurança e à vida do empregado. Ainda de acordo com a teoria, não se exige a comprovação do risco para caracterizar o dever de indenizar, pois há uma presunção legal do perigo.

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) rejeitou a tese defendida pelo trabalhador. Conforme a decisão, embora o empregado  esteja exposto ao risco de sofrer um assalto durante o transporte de valores, não se pode considerar que esse fato possa ser equiparado a um evento danoso, sujeito à reparação civil. "A possibilidade do assalto é abstrata", disse o Regional, que ainda afirmou não ter ficado constatado qualquer falta de zelo da empresa em fornecer os equipamentos adequados para o trabalho executado.

A Sétima Turma, por unanimidade, não conheceu do recurso do trabalhador. O relator, ministro Cláudio Brandão, declarou que a decisão regional foi proferida em harmonia com a jurisprudência do TST.

Processo: RR-4328-87.2011.5.12.0014

 

Fonte: Âmbito Jurídico - (Ricardo Reis/CF) - 10/10/2013
Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link...

Programação de Cursos do Mês

Curso Vigilante Patrimonial

  05 e 19 de Setembro

Valor R$750,00 

Ganhe: 1 Camiseta + Protetor Auditivo

----------------------------------------------------------

 2017

----------------------------------------------------------

 RECICLAGEM DE VIGILANTE

Valor R$190,00

Encontre-nos no Facebook

 

Cadastro de Profissionais

cadastro-prof

Dicas de Segurança

assalto-como-proceder

Assalto - como proceder ?

Nunca reaja; Não tente fugir; Encurte o tempo, ou seja, não enrole; Não faça movimento...
compras-quais-os-cuidados-a-tomar

Compras - quais os cuidados a...

Se a loja estiver lotada, procure fazer suas compras em horário de menor movimento; Nunca exiba...